Livros Publicados


Da Revolução aos Resultados


Este livro é parte da dissertação de mestrado Educação Popular: Revolução e Libertação no Planalto Serrano Catarinense, defendida por mim no programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ, em abril de 1997. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a trajetória histórica de uma ONG de Lages-SC, evidenciando a pedagogia do sagrado desenvolvida junto aos caboclos serranos.

Formação Continuada de Professores: Entre o Improviso e a Profissionalização

Este ensaio é resultante de pesquisa realizada em municípios do planalto serrano catarinense e sul do Paraná, onde analisei as práticas de formação continuada desenvolvidas por iniciativa das prefeituras municipais, discutindo até que ponto tais práticas contribuem, efetivamente, para a profissionalização docente e a melhoria da prática pedagógica do professor.


Dicionário Paulo Freire (2008)


Este livro reúne cerca de 200 verbetes sobre a obra de Paulo Freire, conhecido pelo caráter transformador de sua pedagogia e pela atuação marcada pela busca de uma sociedade mais justa por meio de uma educação humanizadora. Foi para compilar fragmentos das práticas, dos pensamentos e dos sonhos de Paulo Freire que 75 estudiosos decidiram produzir este dicionário de verbetes fundamentais para se pensar a Educação hoje. Nesse dicionário, sou autor dos verbetes "Emancipação" e "Criticidade", temas importantíssimos para a compreensão e a ação política-transformadora, voltada para aqueles que se inspiram e assumem o pensamento freireano.