Oferta de Serviços

Estes serviços já foram realizados em diferentes trabalhos de assessoria e reconhecidos pela sua qualidade e pelos bons resultados práticos na melhoria da política educacional e do ensino escolar.

Assessorias:
1. Construção coletiva de anteprojeto de lei para a criação de sistema municipal de ensino: Elaborado através da participação direta de toda comunidade educativa e de setores da sociedade local. Inclui visitas às escolas municipais, aplicação de Diagnóstico Participativo (DRP) e organização de fórum municipal de educação pública para apresentação e aprovação do anteprojeto.
Duração: 90 horas.

2. Construção coletiva de anteprojeto de lei para a criação de conselho municipal de educação: Elaborado através da participação direta de toda comunidade educativa e de setores da sociedade local. Envolve um amplo estudo da legislação municipal vigente e só deve ser realizado uma vez que seja organizado o sistema municipal de ensino.
Duração: 40 horas.

3. Capacitação de conselheiros municipais de Educação: Formação de grupo de trabalho que atua ou poderá atuar como conselheiro municipal de educação, para o estudo e revisão da legislação federal e municipal de ensino e compreensão da dinâmica de trabalho do Conselho.
Duração: 20 a 40 horas.

4. Elaboração de anteprojeto de lei do sistema municipal de ensino: Análise da legislação municipal de ensino. Formação de um grupo de trabalho. Formação de equipe de trabalho. Discussão e aprovação no Conselho Municipal de Ensino. Apresentação e debate na Câmara de Vereadores.
Duração: 60 horas.

5. Organização de programa municipal de formação continuada docente: Elaborado com a participação direta de todos os professores, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e diretores de escola e focados em demandas reprimidas.
Duração: 40 horas.

Cursos e palestras:
1. Palestra:
A família como um contexto para o desenvolvimento da criança.
Conteúdo: Nova concepção de família. Importância da reflexão sobre a família. Tipos de família. Funções da família. Aprendizagens familiares. Parceria pedagógica com a escola.
Objetivos: Capacitar os profissionais do ensino para que ampliem e consolidem a parceira pedagógica entre a escola e a família dos educandos. Orientar responsáveis para que contribuam de forma positiva no desenvolvimento da criança.
Público-alvo: professor, especialista e diretor de escola de Educação Básica, pais/responsáveis e acadêmicos de cursos de licenciatura.
Duração: 4 a 8 horas.

2. Palestra: A ética como um desafio do mundo contemporâneo.
Conteúdo: Concepções atuais de ética. Tendências extremas da ética (liberalista e estatizante). Valores fundamentais para uma ética humanística contemporânea.
Objetivos: Discutir os limites e as possibilidades para a construção de uma ética humanista contemporânea.
Público-alvo: professor, especialista e diretor de escola de Educação Básica, responsáveis dos educandos e acadêmicos de cursos de licenciatura.
Duração: 2 a 4 horas.

3. Curso: O erro na perspectiva piagetiana.
Conteúdo: Epistemologia do conhecimento escolar. Concepções de erro de aprendizagem. Teoria da equilibração (assimilação, acomodação, desequilíbrio e regulação). Níveis do erro. Trabalhar com erros de aprendizagem.
Objetivos: Instrumentalizar o educador para a compreensão da importância do erro de aprendizagem do processo de desenvolvimento do educando.
Público-alvo: professores, especialistas e diretores de escola de Educação Básica e acadêmicos de cursos de licenciatura.
Duração: 8 a 12 horas.

4. Curso: A avaliação escolar como instrumento de aprendizagem.
Conteúdo:  Epistemologia  do  conhecimento escolar. Pressupostos dos modelos epistemológicos. Concepções teóricas da avaliação escolar. Avaliação para a aprendizagem.
Objetivo: Instrumentalizar o educador para que desenvolva uma prática avaliativa mediadora e amorosa, que possibilite a regulação de aprendizagem do educando.
Público-alvo: professor, especialista e diretor de escola de Educação Básica e acadêmicos de cursos de licenciatura.
Duração: 8 a 12 horas.

5. Curso: Princípios básicos da alfabetização emocional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Conteúdo: Epistemologia do conhecimento escolar. Empatia e dialogicidade. Sintonia emocional professor/educando. Oficinas de alfabetização emocional (solução de conflitos e negociação de compromissos).
Objetivos: Aprender a ser um bom ouvinte e um bom questionador, respeitando as diferenças na maneira como cada pessoa lida com as suas emoções e reforçando a idéia da necessidade de uma sintonia emocional entre alunos, professores e responsáveis.
Público-alvo: professor, especialista e diretor de escola de Educação Básica e acadêmicos de cursos de licenciatura.
Duração: 8 a 12 horas.

6. Curso: O olhar antropológico sobre a escola: a (re)descoberta do educando como sujeito.
Conteúdo: A educação no cenário da crise da modernidade. Análise sócio-antropológica dos sujeitos sociais da educação. Desigualdades sociais e desigualdades escolares. Escola e seus sujeitos sócio-culturais.
Objetivos: Discutir as relações educação e sociedade no cenário da crise da modernidade. Analisar contribuições do olhar antropológico para o aprimoramento da prática formativa em escolas de Educação Básica.
Público-alvo: professor, especialista e diretor de escola de Educação Básica e acadêmicos de cursos de licenciatura.
Duração: 4 a 12 horas.

topo